Desde o início é possível deduzir no que o filme se tornará no decorrer de sua trama: um pesadelo. Ambientado nos bastidores do prestigiado New York City Ballet, a trama gira em torno de Nina (Natalie Portman, Oscar de Melhor Atriz), uma bailarina que se vê diante da chance de interpretar o papel principal em uma montagem de “O Lago dos Cisnes”, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.


Eu achei o filme interessante, surpreendente, cativante em todos os sentidos. Nina é uma garota sem amigos, um dos fatos que se identifica com alguns do twitter, que é superprotegida pela mãe, tendo sua vida limitada, e ao mesmo tempo, sendo pressionada por seu coreógrafo Thomas. Ela tem sua competência posta em xeque, já que seu papel seria de Rainha dos Cisnes. Nina se destaca com o Cisne Branco, mas tem dificuldades com o Cisne negro (personagens simultâneos).

Eu via Nina mais como uma, e percebi que ela era um Cisne Branco, puro. Por isso tinha dificuldade com o outro papel.

O pesadelo da bailarina toma forma na figura de duas colegas de profissão: a veterana Beth, que foi forçada a abandonar a equipe por conta da idade, e a novata sedutora Lily. Enquanto Beth ilustra passado e futuro, Lily personifica o inimigo interno de Nina no presente.
Na busca pela perfeição e na tentativa de provar a Thomas que é capaz de expor seu lado mais selvagem, Nina é conduzida de tal forma pelo papel que interpreta que não consegue perceber os limites entre sonho e realidade, que começam a definir sua vida. Aos poucos, seu destino se sobrepõe ao enredo de “O Lago Dos Cisnes”. Seu lado negro, exemplificado pela essência de sua feminilidade, aflora e toma conta de sua personalidade sem que ela consiga controlá-lo. Dá-se inicio a uma metamorfose (física, mental, imaginativa, real, ou todas ao mesmo tempo) que conduzirá a protagonista a conflitos que levarão, personagens e plateia, a um destino perturbador.




É possível sentir na pele cada arranhão, cada sangramento, cada ferida a cicatrizar no corpo da personagem. À medida em que cresce a paranóia de Nina, cresce o interesse do espectador pelo desfecho da trama.

Categories:

Leave a Reply

Obrigado por ler até aqui, seu insolente. Se isto for te fazer feliz, saiba que sua opinião é muito importante pra gente. Agradeceríamos se comentasse.

Caso queira nos seguir, com sua conta do Twitter ou do Google, basta clicar em Seguir, na barra ali do lado-->