O Oscar (Academy Awards, no original em inglês) é um prêmio entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em reconhecimento à excelência de profissionais do ramo, como diretores, atores e roteiristas, além, é claro, dos filmes. Um prêmio muito comentado, que atrai muitos críticos e também muito disputado no mundo do Cinema. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou no dia 25 de janeiro – deste ano - a lista dos indicados à 83ª edição do Oscar. Aproveitando a deixa, o #FikDik vai mostrar os filmes indicados e a sua sinopse. Além disso, você, que ainda assistiu, poderá conferir os trailers e quem sabe pegar um cinema no fim de semana.

"A Rede Social"



O épico moderno sobre a criação do Facebook encabeçou, junto com "Toy Story 3", boa parte das listas de destaques de 2010 e venceu o prêmio da National Board of Review, associação dos críticos dos EUA, além de várias premiações similares. É o favorito ao Oscar e tem grandes de ganhar como melhor diretor (David Fincher, de "O Curioso Caso de Benjamin Button") e roteiro adaptado.

"O Discurso do Rei"

Representante britânico do ano, o filme chama a atenção pelo elenco competente. Colin Firth encarna o rei George 6º, líder do império britânico que precisa superar a gagueira e transmitir segurança à população durante a tensa Segunda Guerra Mundial.

"Cisne Negro"

O diretor Darren Aronofsky ("O Lutador", "Réquiem para um Sonho") conseguiu levar o terror psicológico para o universo do balé. Natalie Portman interpreta uma ascendente bailarina de Nova York escalada para estrelar a nova montagem de "O Lago dos Cisnes".

"Bravura Indômita"

Ignorado pelo Globo de Ouro, o remake dos irmãos Coen para o faroeste homônimo de 1969 tem, no lugar de John Wayne - que ganhou o Oscar por seu papel no filme -, Jeff Bridges (vencedor do ano passado) como um xerife caolho e decadente que ajuda uma adolescente a perseguir o assassino de seu pai.

"O Vencedor"

Dois anos depois de Mickey Rourke sair de mãos vazias por "O Lutador", outro filme sobre os ringues volta ao Oscar. "O Vencedor" segue Mark Wahlberg, promessa no boxe que tenta superar o fantasma do irmão (Christian Bale), fracassado no esporte.

"Inverno da Alma"

Em muitas listas de melhores do ano, "Inverno da Alma" deve seu hype à elogiadíssima interpretação de Jennifer Lawrence. Ela interpreta Ree, uma garota de 17 anos que vaga numa paisagem gelada em busca do pai, desaparecido. Se ele não for encontrado, a família perde a casa e Ree e seus dois irmãos pequenos não vão ter onde morar. É claro que o tal pai não vai ser nada fácil de ser encontrado, já que ninguém quer revelar seu paradeiro.

"127 Horas"

Após o triunfo de "Quem Quer Ser Um Milionário?", Danny Boyle resolveu regressar ao espírito aventureiro que filmou em "A Praia", apesar da abordagem ser agora menos fantasiosa e baseada em fatos reais, na linha de "Na Natureza Selvagem". "127 Horas" foi o tempo em que o montanhista Aron Ralston ficou à espera de resgate, depois de ter seu braço preso num cânion em Utah, graças a um deslizamento.

 "Minhas Mães e Meu Pai"

Filme família, mas com viés moderno. Um casal de lésbicas (Anette Benning e Julianne Moore) começa a ter problemas no relacionamento depois que seus dois filhos, gerados por inseminação artificial, resolvem conhecer o doador de esperma de suas mães, ou seja, seu pai (Mark Ruffalo). O surgimento de um triângulo amoroso complica ainda mais a situação. O filme provocou sensação no festival de Sundance, ainda a maior vitrine do cinema independente norte-americano.

"A Origem"

A complexa trama de ação e roubo do diretor Christopher Nolan, onde Leonardo DiCaprio é o chefe de uma quadrilha que invade o subsconsciente de suas vítimas atrás de segredos industriais. Desesperado para rever seus filhos, Cobb aceita a ousada missão proposta por Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês: entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Para realizar este feito ele conta com a ajuda do parceiro Arthur (Joseph Gordon-Levitt), a inexperiente arquiteta de sonhos Ariadne (Ellen Page) e Eames (Tom Hardy), que consegue se disfarçar de forma precisa no mundo dos sonhos.

"Toy Story 3"

Desde que a categoria de melhor animação em longa-metragem foi criada na década passada, as produções do gênero nunca mais concorreram ao Oscar de melhor filme (feito conseguido apenas por "A Bela e Fera", em 1992). Pois a campanha da Disney para que isso volte a acontecer tem sido forte e, com o total dos indicados a melhor filme ampliado para 10, o filme da Pixar apareceu no topo ou ao menos nas primeiras colocações das listas de melhores de 2010 e garatiu sua vaga.


________________________________________________

Qual filme você acha que ganhará o prêmio? Comente!

Categories:

Leave a Reply

Obrigado por ler até aqui, seu insolente. Se isto for te fazer feliz, saiba que sua opinião é muito importante pra gente. Agradeceríamos se comentasse.

Caso queira nos seguir, com sua conta do Twitter ou do Google, basta clicar em Seguir, na barra ali do lado-->